quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tortinha de maçã na maçã

Mais uma receitinha aqui no blog. Tô bem longe de ser uma Ana Maria Braga da vida. Mas tento aprimorar meus dotes culinários e me divirto muito com isso...kkk
Gosto de pratos simples e diferentes. De preferência que tenha uma cara bonita.
Essa tortinha achei um máximo. Ela têm o gostinho da torta de maçã do Mc Donalds e a mistura do quente com o sorvete gelado lembra muito um Pettit Gateau.

A receita que eu fiz no vídeo está adaptada para quem não pode comer Glúten. Eu substitui a farinha de trigo por Maizena. Nem deu pra perceber a diferença.

Gravei o vídeo e logo abaixo está a receita. Quem resolver testar depois me conte o resultado!!





Ingredientes




Massa

  • 1 gema
  • 25 g de açúcar mascavo (¼ xícara de chá)
  • 100 g de farinha de trigo (¾ xícara de chá)
  • 50 g de manteiga gelada (1/3 xícara de chá)

Recheio

  • 4 maçãs
  • gotinhas de limão
  • 1 xícara (chá) de açúcar (200 g)
  • ¼ xícara (chá) de farinha de castanha de caju (30 g)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (45 g)
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó

Modo de preparo




Massa

1°- Em uma tigela, misture 1 gema, 25 g de açúcar mascavo, 100 g de farinha de trigo, 50 g de manteiga gelada até ficar uma massa lisa e homogênea. Leve à geladeira para firmar por +/- 30 minutos.

Recheio

2°- Com uma faca, corte a tampa (com +/- 2 cm) de 4 maçãs e descarte. Com uma colher pequena vá retirando a polpa de cada maçã e deixando a casca com uma borda de polpa com +/- 0,5 cm até que cada maçã se pareça com uma cumbuquinha. Pique grosseiramente a polpa retirada das maçãs e pingue umas gotas de limão para evitar que escureçam. Reserve polpas e cumbuquinhas.
3°- Em uma tigela, coloque as polpas das maçãs picadas, 1 xícara (chá) de açúcar, ¼ xícara (chá) de farinha de castanha de caju, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (sobremesa) de canela em pó e misture bem.
4° - Coloque a massa (feita acima) entre 2 sacos plásticos e abra-a com um rolo numa espessura de +/- 0,5 cm. Corte discos de massa com diâmetro maior que as tampas das maçãs. Com auxílio de um canudo de plástico faça pequenos furos em cada disco de massa (+/- 6).
5°- Recheie as cumbuquinhas de maçã com as polpas picadas (feitas acima) e cubra com um disco da massa. Coloque as cumbuquinhas em uma assadeira e leve para o forno médio pré-aquecido a 180°C, por +/- 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida com chantilly ou sorvete.

3 comentários:

  1. Uauuu Amandinha :O
    Uma verdadeira cozinheira...rsrs
    Imagino que deve ter ficado uma delícia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa larica!! Modéstia parte ficou sim uma delicinha hehe
      Beijoos pra ti!!

      Excluir
  2. Fiquei morrendo de vontade de provar essa receita.
    Parabéns, pois deve ter ficado muito boa essa torta!

    ResponderExcluir